Seja bem-vindo ao Núcleo Mandalla de Desenvolvimento Sustentável. Hoje é

Translator

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Produção Sustentável em Círculos

Aos poucos vai sendo disseminado pelo Brasil um sistema de produção inicialmente curioso e pouco convencional, mas que se revela eficiente, prático e aplicável em diversas culturas. Trata-se do Projeto Mandalla, também conhecido como Sistema Mandalla, uma alternativa de desempenho para a agricultura familiar e agora também uma boa opção de diversificação de culturas para pequenas, médias e grandes propriedades. 



Processo circular - O Sistema Mandalla é uma produção em círculos concêntricos. As estruturas internas são chamadas de anéis. Em cada anel diversificam-se as culturas. Uma das grandes vantagens é o pouco espaço que ocupa. Em uma área de 50 x 50m o produtor pode implantar um Mandalla e produzir peixes, patos, além de cultivar legumes, tubérculos, cereais, frutas, hortaliças, plantas ornamentais e medicinais.
Sistema Mandalla - Já de início, uma Mandalla enche os olhos: é bonita de se ver, é atraente, ocupa pouco espaço, mostra-se funcional e produtiva. Na verdade é efetivamente tudo isso, entre eles está a necessidade de priorizar o envolvimento da família no desenvolvimento produtivo de um Mandala (evitando a contratação de mão-de-obra de terceiros) e de comercializar os produtos sem recorrer a intermediários.

O centro da área é ocupado por um tanque de água sob uma pirâmide de onde parte o sistema de irrigação que também é de baixo custo. Em geral, a água é levada aos círculos por bombeamento e a irrigação é feita por gotejamento (unidades improvisadas com garrafas pet) ou aspersão (aspersores feitos com hastes de cotonetes). O tanque pode conter de 15 a 30 mil litros. A torre em forma de pirâmide é composta por radiais de onde partem as mangueiras de irrigação. 



Alternativa de renda - A princípio, este sistema foi desenvolvido como uma unidade de produção agrícola familiar e de subsistência. Hoje, no entanto, a otimização dos recursos e o desenvolvimento de técnicas de cultivo e gestão fazem com que o Mandalla seja uma alternativa de complementação de renda para qualquer propriedade. Em alguns casos, o sistema é adotado por trabalhadores rurais que recebem temporariamente pequenas áreas para cultivo nas propriedades onde trabalham, e até mesmo por arrendatários.
O Projeto Mandalla começou a ser articulado há mais de três décadas, na Paraíba, pelo administrador de empresas potiguar Willy Pessoa Rodrigues, e saiu do papel definitivamente a partir de 2003.

Fonte: Revista Panorama Rural


A Revista do Agronegócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário